Uma questão de língua

Análise de cantigas de amor

Posted on: 20/10/2016

Caros alunos,

Aqui fica uma análise de duas cantigas de amor, a segunda das quais foi trabalhada na aula de hoje “” que soidade de mha senhor ei” de D. Dinis.

É uma cantiga de refrão, cujo tema é a coita de amor. Quando se lembra da sua senhora e das suas palavras doces e acertadas, o trovador sente uma saudade imensa. E pede então a Deus (que tem o poder para isso) que lhe permita vê-la em breve. Porque, se a não vir em breve, a ela, que é a melhor das melhores, não pode evitar enlouquecer ou morrer de dor. Pois Deus a fez de tal forma que, sem ela, ele não pode viver. (Fonte: http://cantigas.fcsh.unl.pt/cantiga.asp?cdcant=540&pv=sim)

 

Também analisámos a cantiga “Se eu pudesse desamar”, de Pero da Ponte, uma cantiga de refrão, ao mesmo tempo simples e retoricamente muito elaborada (com recurso a palavra-rima e múltiplas rimas derivadas, ou mozdobres), Pero da Ponte exprime o seu (impossível) desejo de vingar-se daquela que sempre o tratou mal, pagando-lhe na mesma moeda: deixando de a amar, procurando o seu mal e fazendo-a sofrer. Mas é este um desejo impossível, até porque a culpa é do seu próprio coração, que o fez desejar quem nunca o desejou. Sem poder dormir, só lhe resta pedir a Deus que desampare quem sempre o desamparou e lhe dê a ele a capacidade para a perturbar um pouco – e assim já dormiria. Ou pelo menos que lhe desse coragem para falar com ela.
A cantiga é também tematicamente original, na medida em que a tradicional resignação do trovador face ao sofrimento que lhe inflige a sua senhora, elemento tópico da cantiga de amor, é aqui declaradamente substituído pelo desejo de vingança, Note-se ainda a rara variação que ocorre, em estrofes alternadas, no 1º verso do refrão.

Há uma versão musical desta cantiga, interpretada por Pedro Barroso, que podem ouvir aqui.

Bons estudos!!!🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Calendário

Outubro 2016
M T W T F S S
« Mar   Nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Visitas

  • 109,168 cliques

Top de Cliques

  • Nenhum

Posts mais votados

Autora do blog

Elsa Maximiano, professora de Língua Portuguesa/Português e Inglês do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Este blog de Língua Portuguesa foi criado e é mantido com o objectivo de complementar as aprendizagens dos alunos e fomentar a sua autonomia através da utilização das TIC.
Uma ferramenta que se encontra disponível para todos aqueles que a quiserem usar!
Bem-vindos!

%d bloggers like this: